NotíciasINSS

Casos em que a aposentadoria do INSS pode ser cancelada

Muitos aposentados têm o receio de ter o seu benefício cancelado, especialmente para quem a aposentadoria concedida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garante a renda mensal do segurado. 

Geralmente, a aposentadoria tem caráter vitalício, assim, ao conquistar o benefício ele será pago de maneira definitiva, pelo resto da vida do beneficiário. No entanto, há casos que permitem o cancelamento do benefício.

Por isso, é importante compreender os principais motivos que suspendem ou até mesmo cancelam os pagamentos da aposentadoria do INSS para evitar ficar sem o dinheiro. Dentre as principais razões para o cancelamento da aposentadoria, confira abaixo três motivos para ficar atento.

A aposentadoria apresenta irregularidades 

Regularmente, o INSS faz um “pente-fino” nos benefícios concedidos com o objetivo de averiguar se está tudo correto. 

Contudo, se for encontrado algum erro que indique fraude, como também descumprimento dos critérios exigidos, documentações falsas, ou carência nas documentações, o pagamento do benefício pode ser cessado ou até mesmo cancelado de forma definitiva.

Por isso, é importante conhecer os requisitos exigidos na respectiva modalidade de aposentadoria concedida pelo INSS.

Falta de comprovação de vida

A responsabilidade de atestar se o segurado está vivo para continuar recebendo o benefício é, atualmente, do próprio INSS. Contudo, se o procedimento de cruzamento de dados utilizado não conseguir a devida comprovação, será preciso que o segurado faça a prestação de fé por meio dos canais eletrônicos. 

Esteja atento a quando foi feita a última confirmação. Se precisar, entre em contato com a autarquia pelos canais oficiais: site ou aplicativo “Meu INSS”, ou por meio da central de atendimento no número 135. 

Beneficiário inválido retornou ao trabalho 

A aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez, é concedida àqueles que demonstram não terem mais condições de exercer suas funções laborais. 

Assim, ela é concedida quando o segurado fica incapaz permanentemente para o trabalho, por causa de algum acidente ou doença. Dessa forma, permanecer trabalhando vai na contramão da finalidade do benefício.

Caso isto aconteça o segurado estará infringindo os critérios exigidos pelo INSS, o que pode fazer com que os pagamentos sejam cancelados. 

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo