NotíciasINSS

Caixa libera financiamento para quem recebe do INSS?

O financiamento é um tipo de crédito destinado para pessoas que estão interessadas em adquirir bens como carros e imóveis, por exemplo. Esse tipo de crédito precisa ter um destino claro desde o início da solicitação e também pode ser contratado por aposentados através das instituições financeiras, como a Caixa Econômica.

O financiamento liberado para os aposentados é, portanto, um financiamento comum. Dessa forma, ele costuma seguir as mesmas regras do financiamento solicitado por pessoas de qualquer idade ou profissão, porém, com adaptações relativas à faixa etária, por exemplo.

Os aposentados do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, podem contar com qualquer tipo de financiamento. Entre os principais estão:

  • financiamento imobiliário;
  • financiamento para construção ou reforma;
  • financiamento de veículo ou moto;
  • financiamento estudantil.

Financiamento para aposentados do INSS

O financiamento para aposentados funciona como qualquer outro que seja oferecido para pessoas de qualquer idade ou profissão. No entanto, existe uma diferença para aposentados, os bancos podem ser mais criteriosos no momento da análise de crédito.

O aposentado tem a seu favor a renda “garantida” do benefício do INSS, contudo, a idade geralmente mais avançada pode levar a instituição financeira a limitar mais a aprovação do financiamento.

Dessa forma, o processo para obter um financiamento geralmente envolve:

  • solicitar o financiamento do seu interesse;
  • apresentar os documentos que foram exigidos pelo banco em questão, como a Caixa;
  • analisar a simulação do crédito, observando as condições oferecidas e as taxas que são aplicadas (se for aprovado na análise de crédito feita pela instituição);
  • por fim, se concordar com as condições assine o contrato.

Quando finalizar a contratação, o bem adquirido por financiamento fica atrelado à instituição financeira até a quitação do crédito.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo