NotíciasCadastro Único

CNH Social: como tirar a Habilitação de forma gratuita

A CNH Social tem como objetivo democratizar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), facilitando o acesso para cidadãos de baixa renda. Através dessa iniciativa pessoas em situação de vulnerabilidade social podem obter o documento sem nenhum custo.

O programa busca fortalecer a inclusão social, além de expandir as oportunidades profissionais para as pessoas que, de outra forma, não teriam condições de financiar o processo de habilitação.

A CNH Social, benefício que também é conhecido como “CNH Popular”, não é oferecida em todos os estados brasileiros. Por isso, é importante observar se a sua região oferece a CNH Social.

O programa paga integralmente os custos para a obtenção da CNH por pessoas de baixa renda. Esse benefício ainda cobre todas as etapas necessárias, o que inclui aulas práticas de direção, taxas administrativas, cursos teóricos, exames médicos e psicológicos.

Como conseguir a CNH gratuitamente

O primeiro passo é verificar se o programa está disponível no seu estado. Pesquise se a sua região oferece a CNH Social através do site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) local.

Para ser atendido é preciso cumprir com os critérios de elegibilidade. De maneira geral, os candidatos devem estar inscritos no Cadastro Único, comprovar baixa renda, entre outros critérios específicos que podem variar conforme o estado.

As inscrições podem ser feitas através do site do DETRAN ou por meio de outros canais oferecidos pelo governo estadual. É preciso estar atento aos prazos e procedimentos de inscrição anunciados nos canais oficiais para acessar o benefício.

Após fazer a inscrição, será feito um processo seletivo que pode incluir uma análise da situação socioeconômica do candidato, de acordo com as normas do programa em cada estado.

Quem for selecionado deverá passar por todas as etapas de formação como qualquer outro candidato à CNH, o que inclui exames e aulas teóricas e práticas.

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo