O depósito do segundo lote de restituições do Imposto de Renda (IR) de 2024 foi realizado no dia 28 de junho. Nesse lote mais de 5,7 milhões de contribuintes foram atendidos com cerca de R$ 8,5 bilhões da Receita Federal. Caso não tenha recebido, você pode consultar os próximos depósitos.
Os contribuintes que não foram contemplados pela Receita Federal nessa etapa devem ficar atentos às próximas datas. O terceiro lote deve ser liberado no dia 31 de julho, segundo o calendário oficial de pagamentos.
De modo geral, a consulta aos lotes de restituição do Imposto de Renda 2024 é liberada uma semana antes do prazo em que ocorre o pagamento aos contribuintes.
Mesmo que a data ainda não tenha sido anunciada, seguindo o padrão que vem sendo adotado pelo Fisco, a próxima consulta deverá estar disponível a partir do dia 24 de julho.
Pagamento do segundo lote do Imposto de Renda
Entre os declarantes que receberam valores do 2º lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2024, o Fisco estima que tenham sido beneficiados:
- 252.738 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com prioridade;
- 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 66.287 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Os contribuintes podem consultar na página ‘Meu Imposto de Renda‘ se receberam a restituição no 2º lote. Para isso, basta acessar o site e ir até a opção ‘Consultar a Restituição’, tendo em mãos o número de CPF do declarante, a data de nascimento e a senha pessoal.