Critérios para receber o Auxílio Gás em 2024
A Caixa Econômica Federal vai retomar os depósitos do Auxílio Gás no mês de junho, quando a parcela do benefício será liberada juntamente aos repasses do Bolsa Família.
O benefício do Auxílio Gás é liberado em meses alternados. O valor é variável e representa 100% da média do preço nacional de referência do botijão de gás de 13 kg. Assim, o Auxílio Gás paga a cada dois meses o valor integral do botijão de gás, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Para ser contemplado pelo Vale Gás é necessário atender a alguns critérios. Podem ser beneficiadas pelo programa as famílias inscritas no Cadastro Único que possuem renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa.
Além disso, o programa também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada, inscritas ou não no Cadastro Único.
Para as famílias inscritas no Cadastro Único, o repasse do Auxílio Gás é feito ao Responsável Familiar, preferencialmente à mulher. No caso das famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício assistencial ou seu Responsável Legal.
Calendário de pagamento do Auxílio Gás em junho
- Beneficiários com o final do NIS 1: 17 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 2: 18 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 3: 19 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 4: 20 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 5: 21 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 6: 24 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 7: 25 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 8: 26 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 9: 27 de junho;
- Beneficiários com o final do NIS 0: 28 de junho.