NotíciasFinanças

Caixa libera financiamento para quem está desempregado?

O sonho da casa própria é presente na vida de milhares de brasileiros e, para ajudar com essa conquista, ocorre a liberação do financiamento imobiliário. No entanto, com as exigências de comprovação de renda e estabilidade financeira seria possível quem está desempregado conseguir financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal? Vamos entender.

Um dos principais critérios da Caixa para conceder a liberação de crédito é a comprovação de renda. Através dela é possível assegurar que o comprador tem capacidade de arcar com as parcelas do imóvel ao longo do tempo. 

Assim, a ausência de uma renda formal pode ser um obstáculo para quem está desempregado conseguir financiar um imóvel pela Caixa. Por isso, quanto a dúvida se um desempregado pode financiar imóvel pela Caixa, a resposta é: depende. 

A Caixa Econômica Federal é a principal instituição financeira do Brasil para financiamentos habitacionais. Por isso, em todas as modalidades de crédito disponibilizadas – exceto a faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida; pois não ocorre análise de risco – são exigidos documentos para comprovar a renda e a capacidade de pagamento do solicitante. 

Quem está desempregado pode financiar imóvel pela Caixa?

Para conseguir o financiamento é obrigatório ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 completos; ser brasileiro ou ter visto permanente, se estrangeiro; e não possuir restrição de crédito. Além disso, há outras duas exigências básicas:

  • Ter capacidade de pagamento;
  • A prestação não pode ser superior a 30% da renda familiar mensal bruta.

De modo geral, a pessoa desempregada que não consegue comprovar renda estável não poderá financiar um imóvel pela Caixa. No entanto, quem não possui um emprego formal ainda pode ter a solicitação de crédito aprovada pela Caixa Econômica.

Para isso, será necessário comprovar renda de outras formas. Mesmo estando em situação de desemprego de trabalhos formais, quem possui outras fontes de renda, como de trabalhos autônomos, investimentos ou aluguéis, por exemplo, pode usar esses rendimentos para conquistar a casa própria. 

Virgínia Lellys

Formada em Jornalismo pela UEPB e graduanda em Letras Português/Espanhol. Especialista em programas sociais e finanças.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo